Like, share and store: photographic archive on social networks :: Brapci 2.0
[ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC; v. 28, n. 56 (2018); 4-17]
Artigo
Curtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais

Like, share and store: photographic archive on social networks

Resumo: A fotografia pessoal, objeto antes quase sacralizado, restrito aos antigos álbuns de família impressos, encaixotados, ganhou na rede uma ferramenta de propagação e popularização, dentre outros fatores que também propiciaram sua divulgação com os recursos da internet. Com o advento das redes sociais de relacionamento, Facebook, Instagram, Twitter, Flickr entre outros, a difusão de fotografias digitais aumentou exponencialmente. Elas documentam as atividades e relações daquele que as postou, dos que ali estão representados e dos que interagiram com a postagem. Nesse sentido, o presente trabalho pretende investigar a fotografia como documento arquivístico, seu armazenamento e uso em tempos de redes sociais e as formas como essa relação se dá. A metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. Resultados indicam que, pode-se considerar essas fotografias hospedadas na internet como um novo álbum de fotografias pessoais, agora online e compartilhado. Em sua gênese, além de possuir as mesmas intenções de registro e guarda da memória de momentos especiais das fotografias analógicas, nas redes sociais, a fotografia passa a ser também agente comunicador.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Arquivologia. Memória. Fotografia. Rede Social. Arquivo Fotográfico. Arquivo Pessoal. Acervo Fotográfico.



Abstract: In the 21st century, the internet took on several purposes. Personal photography, once something almost sacralized, restricted to the old printed, boxed family albums, gained in the network a great tool of propagation and popularization, among other factors that also propitiated its disclosure until the present day. With the advent of social networking, such as Facebook, Instagram, Flicker, Twitter among others, the dissemination of digital photographs has increased exponentially. They document the activities and relationships of the person who posted them, of those who are represented in the photos, and of those who interacted with the post. Considering this, the present work intends to investigate photography as an archival document, its storage and use in times of social networks and the ways in which this relationship takes place. The methodology used was the research in bibliographical and documentary sources. Results indicate that these photographs can be considered hosted on the internet as a new personal photo album, now online and shared. In its genesis, in addition to having the same intentions of recording and saving the memory of special moments as analog photographs, in social networks, photography also becomes a communicating agent.

Keywords: Science Information. Archive. Memory. Photographs. Social Networks. Photographic Archives. Personal Archive. Photographic Archive on Social Networks.



Como citar
MARIZ, A. C. A.; DUTRA, M. S. Curtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais. Ágora, v. 28, n. 56, p. 4-17, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/12554>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorCurtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais
MARIZ, Anna Carla Almeida; DUTRA, Marianna da Silva
Ágora, n. 56, v. 28, p. 4-17, 2018. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/693 (pt-BR) 3
TítuloCurtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais (pt-BR) 3
TítuloLike, share and store: photographic archive on social networks (en) 3
AutorMARIZ, Anna Carla Almeida (pt-BR) 1
AutorDUTRA, Marianna da Silva (pt-BR) 1
Link de acessohttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/693/pdf (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/ANTONIO, Vivian K. M. Estratégias de backup. 2017. Disponível em:< https://www.iif.com.br/photomag/estrategias-de-backup/ >. Acesso em: 05 ago. 2017. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: 2005. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/ARQUIVO NACIONAL. CTDE. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Glossário de Documentos Arquivísticos Digitais. 2010. Disponível em: < http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/Glossario/2016_glosctde.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2016. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/BERNARDO, Danylo Santos. Evolução na Comunicação: estudos nas redes Sociais. Sub-projeto de pesquisa em Iniciação Científica. Programa de Mestrado em Comunicação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS. São Caetano do Sul, 2011. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/BRASIL. Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jan. 1991. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Denis de (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255-287. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/DÂMASO, Lívia. A História do Orkut, 2016. Disponível em: < http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/historia-do-orkut.html >. Acesso em: 19 dez. 2016. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/DAQUINO, Fernando. A história das redes sociais: como tudo começou. 2012. Disponível em: (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/< https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm >. Acesso em: 05 ago. 2017. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/FILIPPI, Patrícia de; LIMA. Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. 2002. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/FREUND, Gisele. La Fotografía como Documento Social. Barcelona: Editorial Gustavo Gill, 1976. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/KOSSOY, Borris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/LACERDA, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro, v.19, n.1. jan./mar. 2012. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/MARCONDES, Andressa Soraya Paganella. A Fotografia como Registro do Real nos Sites de Redes Sociais. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/MARQUES, Rodrigo. Como guardar fotos na internet com segurança. Disponível em: < https://www.clubedafotografia.com/dicas-de-fotografia/304-como-guardar-fotos-na-internet-com-seguranca >. Acesso em: 19 dez. 2016. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/MATTELART, A., MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2000. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/MAUAD, Ana Maria. Sob o Signo da Imagem: A Produção da Fotografia e o Controle dos Códigos de representação Social da Classe Dominante, no Rio de Janeiro, na Primeira Metade do Século XX. (Tese) apresentada ao curso de Mestrado em História da Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ – nov. 1990. Disponível em: < http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/dssam.pdf >. Acesso em: 20 dez. 2016. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/MESQUITA, Fabíola de. Álbuns fotográficos na internet: Apropriações das redes sociais e reconfigurações da memória pessoal. Artigo parte da dissertação de mestrado na linha de pesquisa estratégias midiáticas e práticas comunicacionais do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens. Trabalho apresentado no GT de historiografia da mídia, integrante do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 2007, 203 f. (Dissertação Mestrado) – Pós-Graduação em Letras -Departamento de Letras, Rio de Janeiro: PUC, 2007. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/RONDINELLI, Rosely. C. Fidedignidade e autenticidade do documento eletrônico: uma abordagem arquivística. INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus. Anais. São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. p. 471-483. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. (pt-BR) 3
Link de acesso/*ref*/ZAMBON, Michele; LOPES, Dirce Vasconcelos. A fotografia como modo de representação da identidade: Dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 3, n. 3, 2007. (pt-BR) 3
EdiçãoÁgora, n. 56, v. 28, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoÁgora (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-04-03 (pt-BR) 1
hasAbstractA fotografia pessoal, objeto antes quase sacralizado, restrito aos antigos álbuns de família impressos, encaixotados, ganhou na rede uma ferramenta de propagação e popularização, dentre outros fatores que também propiciaram sua divulgação com os recursos da internet. Com o advento das redes sociais de relacionamento, Facebook, Instagram, Twitter, Flickr entre outros, a difusão de fotografias digitais aumentou exponencialmente. Elas documentam as atividades e relações daquele que as postou, dos que ali estão representados e dos que interagiram com a postagem. Nesse sentido, o presente trabalho pretende investigar a fotografia como documento arquivístico, seu armazenamento e uso em tempos de redes sociais e as formas como essa relação se dá. A metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. Resultados indicam que, pode-se considerar essas fotografias hospedadas na internet como um novo álbum de fotografias pessoais, agora online e compartilhado. Em sua gênese, além de possuir as mesmas intenções de registro e guarda da memória de momentos especiais das fotografias analógicas, nas redes sociais, a fotografia passa a ser também agente comunicador. (pt-BR) 3
hasAbstractIn the 21st century, the internet took on several purposes. Personal photography, once something almost sacralized, restricted to the old printed, boxed family albums, gained in the network a great tool of propagation and popularization, among other factors that also propitiated its disclosure until the present day. With the advent of social networking, such as Facebook, Instagram, Flicker, Twitter among others, the dissemination of digital photographs has increased exponentially. They document the activities and relationships of the person who posted them, of those who are represented in the photos, and of those who interacted with the post. Considering this, the present work intends to investigate photography as an archival document, its storage and use in times of social networks and the ways in which this relationship takes place. The methodology used was the research in bibliographical and documentary sources. Results indicate that these photographs can be considered hosted on the internet as a new personal photo album, now online and shared. In its genesis, in addition to having the same intentions of recording and saving the memory of special moments as analog photographs, in social networks, photography also becomes a communicating agent. (en) 3
hasFileStorage_repository/68/2018/09/oai_agora_periodicos_emnuvens_com_br_article_693#00003.pdf () 1
hasIdCurtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais
MARIZ, Anna Carla Almeida; DUTRA, Marianna da Silva
Ágora, n. 56, v. 28, p. 4-17, 2018. (Artigo) () 3
hasPageEnd17 (pt-BR) 1
hasPageStart4 (pt-BR) 1
SourceÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC; v. 28, n. 56 (2018); 4-17 (pt-BR) 3
Source0103-3557 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaArquivologia (pt-BR) 1
TemaMemória (pt-BR) 1
TemaFotografia (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaArquivo Fotográfico (pt-BR) 1
TemaArquivo Pessoal (pt-BR) 1
TemaAcervo Fotográfico (pt-BR) 1
TemaScience Information (en) 1
TemaArchive (en) 1
TemaMemory (en) 1
TemaPhotographs (en) 1
TemaSocial Networks (en) 1
TemaPhotographic Archives (en) 1
TemaPersonal Archive (en) 1
TemaPhotographic Archive on Social Networks (en) 1