Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação

Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 4, No 1, Jan-Jun (2019); 102-127]
Relato de Pesquisa
Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação

Resumo: A pesquisa analisa a produção científica em memória organizacional na Ciência da Informação por meio da análise de redes sociais. Utiliza como metodologia a pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem quantiqualitativa e do tipo documental por trabalhar com os artigos científicos com o tema memória organizacional publicados em periódicos e indexados na BRAPCI. Como procedimentos de análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Redes Sociais (ARS), a partir da elaboração de grafos construídos com o uso dos softwares UCINET e Netdraw e apresentação dos resultados em tabela e quadro. Destaca a produção no referido tema, o perfil dos colaboradores com base na titulação e as relações de produção existentes na rede social. Os resultados permitem inferir que a relação dos autores que produziram artigos científicos sobre memória organizacional dentro da rede geral dos atores, apresentou-se dispostas em sub-redes, com relações intra e interorganizacionais de até quatro atores entre os quais apenas um produziu individualmente, prevalecendo a produção colaborativa. Conclui que a análise das características e relações intrínsecas na rede de colaboração poderá servir de subsídios para a ampliação de grupo de pesquisadores que atuam no tema, bem como novas possibilidades de relação fortalecendo assim a produção científica e construção do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Análise de Rede Social. Rede Social. Produção Científica. Memória Organizacional.



Como citar
TELMO, F. A.; FEITOZA, R. A. B.; SILVA, A. K. A. Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação. Revista Conhecimento em Ação, v. 4, n. 1, p. 102-127, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/118942>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAnálise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação
TELMO, Flávia de Araújo; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; SILVA, Alzira Karla Araújo
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 4, p. 102-127, 2019. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26126 (pt-BR) 3
TítuloAnálise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação (pt-BR) 3
AutorTELMO, Flávia de Araújo (pt-BR) 1
AutorFEITOZA, Rayan Aramís de Brito (pt-BR) 1
AutorSILVA, Alzira Karla Araújo (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26126/14572 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 4, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-06-30 (pt-BR) 1
hasAbstractA pesquisa analisa a produção científica em memória organizacional na Ciência da Informação por meio da análise de redes sociais. Utiliza como metodologia a pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem quantiqualitativa e do tipo documental por trabalhar com os artigos científicos com o tema memória organizacional publicados em periódicos e indexados na BRAPCI. Como procedimentos de análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Redes Sociais (ARS), a partir da elaboração de grafos construídos com o uso dos softwares UCINET e Netdraw e apresentação dos resultados em tabela e quadro. Destaca a produção no referido tema, o perfil dos colaboradores com base na titulação e as relações de produção existentes na rede social. Os resultados permitem inferir que a relação dos autores que produziram artigos científicos sobre memória organizacional dentro da rede geral dos atores, apresentou-se dispostas em sub-redes, com relações intra e interorganizacionais de até quatro atores entre os quais apenas um produziu individualmente, prevalecendo a produção colaborativa. Conclui que a análise das características e relações intrínsecas na rede de colaboração poderá servir de subsídios para a ampliação de grupo de pesquisadores que atuam no tema, bem como novas possibilidades de relação fortalecendo assim a produção científica e construção do conhecimento. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2019/07/oai_www_revistas_ufrj_br_article_26126#00057.pdf () 1
hasIdAnálise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação
TELMO, Flávia de Araújo; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; SILVA, Alzira Karla Araújo
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 4, p. 102-127, 2019. (Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd127 (pt-BR) 1
hasPageStart102 (pt-BR) 1
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 4, No 1, Jan-Jun (2019); 102-127 (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaAnálise de Rede Social (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaProdução Científica (pt-BR) 1
TemaMemória Organizacional (pt-BR) 1