Social networks used as a strategic instrument for competitive intelligence :: Brapci 2.0
[Transinformação, v. 18, n. 2, 2006.]
Artigo
As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva

Social networks used as a strategic instrument for competitive intelligence

Resumo: O mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Redes Sociais. Estratégia Organizacional.



Abstract: Social network mapping enables the visualization of connections among actors in an organizational environment, and therefore is considered an important resource for sharing information and knowledge. As a result of a theoretical study, social networks are introduced in this article as one of the instruments for the competitive intelligence process, with the objective of making the interrelation between them evident, and showing that they supplement each other. The results of this study show that social networks cooperate with the strengthening of organizational culture, as far as sharing information and knowledge are concerned. Furthermore, network mapping enables to track down information flow, allowing an identification of the informational structure that pervades an organization´s environment. Social networks can contribute effectively to the understanding and elaboration of better strategies for the competitive intelligence process and, consequently, to the operation of the organizational context.

Keywords: Competitive Intelligence. Social Networks. Organizational Strategy.



Como citar
ALCARá, A. R.; TANZAWA, E. C. L.; CHIARA, I. G. D.; TOMAÉL, M. I.; UCHOA JUNIOR, P. P. M.; HECKLER, V. C.; RODRIGUES, J. L.; VALENTE, S. S. As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva. Transinformação, v. 18, n. 2, p. 143-153, 2006. DOI: 10.1590/S0103-37862006000200006 Acesso em: 26 jun. 2019.

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DescritorAs redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva
ALCARá, Adriana Rosecler; TANZAWA, Elaine Cristina Liviero; CHIARA, Ivone Guerreiro Di; TOMAÉL, Maria Inês; UCHOA JUNIOR, Plínio Pinto de Mendonça; HECKLER, Valéria Cristina; RODRIGUES, Jorge Luis; VALENTE, Sulamita da Silva
Transinformação, n. 2, v. 18, p. 143-153, 2006. (Artigo) (pt-BR) 3
IdentificadorS0103-37862006000200006 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.1590/S0103-37862006000200006 (pt-BR) 3
TítuloAs redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva (pt-BR) 3
TítuloSocial networks used as a strategic instrument for competitive intelligence (en) 3
AutorALCARá, Adriana Rosecler (pt-BR) 1
AutorTANZAWA, Elaine Cristina Liviero (pt-BR) 1
AutorCHIARA, Ivone Guerreiro Di (pt-BR) 1
AutorTOMAÉL, Maria Inês (pt-BR) 1
AutorUCHOA JUNIOR, Plínio Pinto de Mendonça (pt-BR) 1
AutorHECKLER, Valéria Cristina (pt-BR) 1
AutorRODRIGUES, Jorge Luis (pt-BR) 1
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EdiçãoTransinformação, n. 2, v. 18, 2006. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoTransinformação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
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hasAbstractO mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional. (pt) 3
hasAbstractSocial network mapping enables the visualization of connections among actors in an organizational environment, and therefore is considered an important resource for sharing information and knowledge. As a result of a theoretical study, social networks are introduced in this article as one of the instruments for the competitive intelligence process, with the objective of making the interrelation between them evident, and showing that they supplement each other. The results of this study show that social networks cooperate with the strengthening of organizational culture, as far as sharing information and knowledge are concerned. Furthermore, network mapping enables to track down information flow, allowing an identification of the informational structure that pervades an organization´s environment. Social networks can contribute effectively to the understanding and elaboration of better strategies for the competitive intelligence process and, consequently, to the operation of the organizational context. (en) 3
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