Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online :: Brapci 2.0
[AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 1 (2019): jan./jun.; 39-42]
Comunicação de Pesquisa
Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online

Resumo: Este projeto se propõe a estudar os influenciadores digitais, identificando e descrevendo como se dá a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda e beleza brasileiras na Internet promovidas por influenciadores digitais. Os influenciadores digitais usam seus perfis para conversar com seu público sobre pautas cotidianas, o que inclui hábitos de consumo, comportamentos, estilo de vida etc. Propondo um estudo exploratório, utilizando como instrumento a netnografia, que trata das mediações tecnológicas adotadas no contexto social e transpostas para os ambientes digitais em rede aos procedimentos clássicos da pesquisa, o estudo tem objetivo de: 1) compreender a configuração atual do mercado de influenciadores de redes sociais online no segmento de moda e beleza no Brasil; 2) investigar o comportamento digital de influenciadores digitais e seus seguidores; 3) analisar as interações entre seguidores e influenciadores digitais; 4) identificar e caracterizar elementos de construção identitária em torno de marcas a partir das interações entre influenciadores e outros atores sociais na rede.

Palavras-chave: Influenciador Digital. Rede Social. Comportamento Digital.



Como citar
GRIEGER, J. D.; BOTELHO-FRANCISCO, R. E. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 8, n. 1, p. 39-42, 2019. DOI: 10.5380/atoz.v8i1.67259 Acesso em: 16 jun. 2019.

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DescritorUm estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online
GRIEGER, Jenifer Daiane; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, n. 1, v. 8, p. 39-42, 2019. (Comunicação de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5380/atoz.v8i1.67259 (pt-BR) 3
TítuloUm estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online (pt-BR) 3
AutorGRIEGER, Jenifer Daiane (pt-BR) 1
AutorBOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259/38729 (pt-BR) 3
EdiçãoAtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, n. 1, v. 8, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoAtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento (pt-BR) 1
SessãoComunicação de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-06-05 (pt-BR) 1
hasAbstractEste projeto se propõe a estudar os influenciadores digitais, identificando e descrevendo como se dá a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda e beleza brasileiras na Internet promovidas por influenciadores digitais. Os influenciadores digitais usam seus perfis para conversar com seu público sobre pautas cotidianas, o que inclui hábitos de consumo, comportamentos, estilo de vida etc. Propondo um estudo exploratório, utilizando como instrumento a netnografia, que trata das mediações tecnológicas adotadas no contexto social e transpostas para os ambientes digitais em rede aos procedimentos clássicos da pesquisa, o estudo tem objetivo de: 1) compreender a configuração atual do mercado de influenciadores de redes sociais online no segmento de moda e beleza no Brasil; 2) investigar o comportamento digital de influenciadores digitais e seus seguidores; 3) analisar as interações entre seguidores e influenciadores digitais; 4) identificar e caracterizar elementos de construção identitária em torno de marcas a partir das interações entre influenciadores e outros atores sociais na rede. (pt-BR) 3
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SourceAtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 1 (2019): jan./jun.; 39-42 (pt-BR) 3
Source2237-826X (pt-BR) 3
SourceDOI: 10.5380/atoz.v8i1 () 3
TemaInfluenciador Digital (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaComportamento Digital (pt-BR) 1