A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD

A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 3, No 2, Jul-Dez (2018); 03-28]
Relato de Pesquisa
A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD

Resumo: A contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom´, ‘muito bom´ e ‘excelente´.

Palavras-chave: Organização Aprendente. Educação à distância. Ensino-aprendizagem. Competência Informacional. Capacitação Profissional. Tecnologia da Informação e Comunicação.



Como citar
SANTOS, M. R. F.; SOUSA, M. R. F. A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da ead. Revista Conhecimento em Ação, v. 3, n. 2, p. 3-28, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/109284>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorA percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD
SANTOS, Michelly Raianne Ferreira dos; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira
Revista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 3, p. 3-28, 2018. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/18995 (pt-BR) 3
TítuloA percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD (pt-BR) 3
AutorSANTOS, Michelly Raianne Ferreira dos (pt-BR) 1
AutorSOUSA, Marckson Roberto Ferreira (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/18995/12741 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 3, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-12-31 (pt-BR) 1
hasAbstractA contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom´, ‘muito bom´ e ‘excelente´. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2019/01/oai_www_revistas_ufrj_br_article_18995#00057.pdf () 1
hasIdA percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD
SANTOS, Michelly Raianne Ferreira dos; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira
Revista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 3, p. 3-28, 2018. (Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd28 (pt-BR) 1
hasPageStart3 (pt-BR) 1
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 3, No 2, Jul-Dez (2018); 03-28 (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaOrganização Aprendente (pt-BR) 1
TemaEducação à distância (pt-BR) 1
TemaEnsino-aprendizagem (pt-BR) 1
TemaCompetência Informacional (pt-BR) 1
TemaCapacitação Profissional (pt-BR) 1
TemaTecnologia da Informação e Comunicação (pt-BR) 1