PRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO

PRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO :: Brapci 2.0
[XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB); XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)]
Gt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral
PRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO

Resumo: Nesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão.

Palavras-chave: Valor. Rede Social. Digital Labour. Informação. Mercadoria Dado. Economia Política da Informação e do Conhecimento.



Como citar
MARQUES, R. M. Produção de valor nas redes sociais: marx e o debate contemporâneo. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105551>. Acesso em: 19 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorPRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO
MARQUES, Rodrigo Moreno
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (Gt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/627 (pt-BR) 3
TítuloPRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO (0) 3
AutorMARQUES, Rodrigo Moreno (pt-BR) 1
EdiçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-09-17 18:59:53 (pt-BR) 1
hasAbstractNesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão. (pt-BR) 3
hasIdPRODUÇÃO DE VALOR NAS REDES SOCIAIS: MARX E O DEBATE CONTEMPORÂNEO
MARQUES, Rodrigo Moreno
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (Gt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral) () 3
SourceXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB); XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB) (pt-BR) 3
TemaValor (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaDigital Labour (pt-BR) 1
TemaInformação (pt-BR) 1
TemaMercadoria Dado (pt-BR) 1
TemaEconomia Política da Informação e do Conhecimento (pt-BR) 1