ALTMETRIA E REDE DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO TWITTER: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA :: Brapci 2.0
[XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)]
Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral
ALTMETRIA E REDE DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO TWITTER: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA

Resumo: Os indicadores de atenção online têm sido debatidos no contexto da altmetria, que se concentra na compreensão do impacto da pesquisa na web social. Mais do que analisar os aspectos quantitativos dos dados, a abordagem altmétrica deve usar dados semânticos ricos para investigar o público interagindo com artigos científicos e o contexto de interações. Propomos que os aspectos estruturais e conversacionais do Twitter sejam considerados nos estudos de altmetria por meio da análise dos perfis, seguidores, menções e retweets. A avaliação desses aspectos no microblog permite a caracterização dos usuários, a verificação do grau de exposição, recomendação e de reprodução que sustentam os valores altmétricos de um artigo, bem como o mapeamento e compreensão de sua "Rede de Comunidades de Atenção". A proposta é aplicada no artigo ´Tratamento Farmacológico da Obesidade´, uma extensa revisão dos critérios de avaliação da eficácia dos tratamentos anti-obesidade e dos agentes farmacológicos derivados, publicado nos Arquivos Bras Metab da Endocrinologia, com 736 tweets de 134 usuários. O artigo alcançou uma exposição combinada de mais de 459.018 seguidores e um alto nível de reprodução (67,26%) e recomendação (28,53%). Quanto aos usuários que compartilham o artigo verificou-se perfis individuais com auto apresentação centrada em questões pessoais e forte engajamento cívico e político. Perfis profissionais e institucionais da cena política nacional são frequentemente mencionados. Ao analisar o conteúdo dos tweets, notamos que a pontuação altmétrica do trabalho é resultado de seu uso estratégico como um recurso de ativismo online e instrumento de digital advocacy, usado para a mobilização de partes interessadas para atividades de conscientização e apoio. A rede de comunidade de atenção apresenta nós relativamente próximos e nela os usuários assumem papéis bem definidos. A perspectiva deste estudo pode ajudar a entender o impacto social da altmetria e mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

Palavras-chave: Altmetria. Atenção Online. Comunidade de Atenção. Rede de Comunidade de Atenção.



Como citar
ARAÚJO, R. F. Altmetria e rede de comunidades de atenção no twitter: primeiros passos de uma proposta teórico-metodológica. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103543>. Acesso em: 16 jun. 2019.

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DescritorALTMETRIA E REDE DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO TWITTER: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1489 (pt-BR) 3
TítuloALTMETRIA E REDE DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO TWITTER: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA (0) 3
AutorARAÚJO, Ronaldo Ferreira de (pt-BR) 1
EdiçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-09-11 13:51:11 (pt-BR) 1
hasAbstractOs indicadores de atenção online têm sido debatidos no contexto da altmetria, que se concentra na compreensão do impacto da pesquisa na web social. Mais do que analisar os aspectos quantitativos dos dados, a abordagem altmétrica deve usar dados semânticos ricos para investigar o público interagindo com artigos científicos e o contexto de interações. Propomos que os aspectos estruturais e conversacionais do Twitter sejam considerados nos estudos de altmetria por meio da análise dos perfis, seguidores, menções e retweets. A avaliação desses aspectos no microblog permite a caracterização dos usuários, a verificação do grau de exposição, recomendação e de reprodução que sustentam os valores altmétricos de um artigo, bem como o mapeamento e compreensão de sua "Rede de Comunidades de Atenção". A proposta é aplicada no artigo ´Tratamento Farmacológico da Obesidade´, uma extensa revisão dos critérios de avaliação da eficácia dos tratamentos anti-obesidade e dos agentes farmacológicos derivados, publicado nos Arquivos Bras Metab da Endocrinologia, com 736 tweets de 134 usuários. O artigo alcançou uma exposição combinada de mais de 459.018 seguidores e um alto nível de reprodução (67,26%) e recomendação (28,53%). Quanto aos usuários que compartilham o artigo verificou-se perfis individuais com auto apresentação centrada em questões pessoais e forte engajamento cívico e político. Perfis profissionais e institucionais da cena política nacional são frequentemente mencionados. Ao analisar o conteúdo dos tweets, notamos que a pontuação altmétrica do trabalho é resultado de seu uso estratégico como um recurso de ativismo online e instrumento de digital advocacy, usado para a mobilização de partes interessadas para atividades de conscientização e apoio. A rede de comunidade de atenção apresenta nós relativamente próximos e nela os usuários assumem papéis bem definidos. A perspectiva deste estudo pode ajudar a entender o impacto social da altmetria e mais pesquisas são necessárias para confirmar isso. (pt-BR) 3
hasIdALTMETRIA E REDE DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO TWITTER: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral) () 3
SourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB) (pt-BR) 3
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