AS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

AS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL :: Brapci 2.0
[XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)]
Gt-3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - Pôster
AS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

Resumo: As organizações contemporâneas acompanham as evoluções estabelecidas pelos fortes aspectos da globalização, conforme as inovações surgem novas formas de comunicação e mediação também aparecem na sociedade da informação. A acessibilidade e a apropriação da informação estão diretamente relacionadas por meio de uma mediação tecnológica das redes de informação emergindo o desencadeamento de movimentos estratégicos de relacionamento no âmbito organizacional. Assim, pode-se dizer que as redes sociais podem ser utilizadas como ferramenta mediadora da informação pelas organizações. A partir de tais reflexões, o objetivo é analisar e refletir como as redes sociais podem atuar em caráter de mediação da informação possibilitando melhor aproximação entre as organizações e comunidades sociais de interesses comuns. O universo da pesquisa selecionou uma empresa do setor esportivo da cidade de Garça, interior do Estado de São Paulo. A metodologia consistiu em um estudo de caráter descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas. Os resultados demonstraram que há necessidade da disponibilidade de um profissional mediador da informação para realizar essa ponte entre as organizações e os seus clientes, permitindo a disseminação da informação organizacional em relação a seus produtos e serviços, por meio das redes sociais como uma ferramenta da informação de auxílio nos negócios.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Mediação da Informação. Organização. Rede Social.



Como citar
BARBOSA, E. H. S.; MORAES, C. R. B. As redes sociais como mediadora da informação no âmbito organizacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102509>. Acesso em: 22 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL
BARBOSA, Everaldo Henrique dos Santos; MORAES, Cassia Regina Bassan de
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - Pôster) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1097 (pt-BR) 3
TítuloAS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL (0) 3
AutorBARBOSA, Everaldo Henrique dos Santos (pt-BR) 1
AutorMORAES, Cassia Regina Bassan de (pt-BR) 1
EdiçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - Pôster (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-09-11 12:27:03 (pt-BR) 1
hasAbstractAs organizações contemporâneas acompanham as evoluções estabelecidas pelos fortes aspectos da globalização, conforme as inovações surgem novas formas de comunicação e mediação também aparecem na sociedade da informação. A acessibilidade e a apropriação da informação estão diretamente relacionadas por meio de uma mediação tecnológica das redes de informação emergindo o desencadeamento de movimentos estratégicos de relacionamento no âmbito organizacional. Assim, pode-se dizer que as redes sociais podem ser utilizadas como ferramenta mediadora da informação pelas organizações. A partir de tais reflexões, o objetivo é analisar e refletir como as redes sociais podem atuar em caráter de mediação da informação possibilitando melhor aproximação entre as organizações e comunidades sociais de interesses comuns. O universo da pesquisa selecionou uma empresa do setor esportivo da cidade de Garça, interior do Estado de São Paulo. A metodologia consistiu em um estudo de caráter descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas. Os resultados demonstraram que há necessidade da disponibilidade de um profissional mediador da informação para realizar essa ponte entre as organizações e os seus clientes, permitindo a disseminação da informação organizacional em relação a seus produtos e serviços, por meio das redes sociais como uma ferramenta da informação de auxílio nos negócios. (pt-BR) 3
hasIdAS REDES SOCIAIS COMO MEDIADORA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL
BARBOSA, Everaldo Henrique dos Santos; MORAES, Cassia Regina Bassan de
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - Pôster) () 3
SourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB) (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaMediação da Informação (pt-BR) 1
TemaOrganização (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1