Projeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência

Projeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 96-102.]
Relato de Experiência
Projeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência

Resumo: No contexto educacional brasileiro é comum o discurso a respeito da inexistência do prazer pela leitura literária e da dificuldade em empenhar adequadamente a escrita, tanto no interior das salas de aula quanto em ambientes e situações fora dela. Se por um lado os alunos enfrentam tais dificuldades, por outro o incentivo por parte de educadores e responsáveis, não raras vezes, deixam a desejar, acarretando em um processo contínuo e ininterrupto do distanciamento entre os jovens e os livros. De posse de tais constatações, o presente trabalho tem por objetivo compartilhar com educadores e demais interessados as experiências decorrentes de uma iniciativa que vem rendendo resultados satisfatórios. A necessidade de novas propostas que norteiem os caminhos de uma metodologia dinâmica, pertinentes à realidade dos alunos, incentivou a elaboração do projeto “Ler é tudo de bom”, que tem como prioridade o incentivo à leitura literária e a produção de texto. Para tanto, busca na intertextualidade a base para a motivação dos alunos, tendo como objetivo a valorização e o estímulo da leitura, das práticas discursivas e da produção textual. Os encaminhamentos metodológicos, organização estrutural e resultados obtidos poderão ser apreciados nesta comunicação.

Palavras-chave: Projeto de Leitura. Leitura Literria. Produo de Texto.



Como citar
ALMEIDA, D.; CASTANHO, A. P. B. Projeto “ler é tudo de bom”: relato de experiência. CRB8 Digital, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/10209>. Acesso em: 18 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorProjeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência
ALMEIDA, Daniele; CASTANHO, Ana Paula Belomo
CRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (Relato de Experiência) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030783 (pt-BR) 3
TítuloProjeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência (pt-BR) 3
AutorALMEIDA, Daniele (pt-BR) 1
AutorCASTANHO, Ana Paula Belomo (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64794 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_a5726ec382_0000030783.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoRelato de Experiência (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractNo contexto educacional brasileiro é comum o discurso a respeito da inexistência do prazer pela leitura literária e da dificuldade em empenhar adequadamente a escrita, tanto no interior das salas de aula quanto em ambientes e situações fora dela. Se por um lado os alunos enfrentam tais dificuldades, por outro o incentivo por parte de educadores e responsáveis, não raras vezes, deixam a desejar, acarretando em um processo contínuo e ininterrupto do distanciamento entre os jovens e os livros. De posse de tais constatações, o presente trabalho tem por objetivo compartilhar com educadores e demais interessados as experiências decorrentes de uma iniciativa que vem rendendo resultados satisfatórios. A necessidade de novas propostas que norteiem os caminhos de uma metodologia dinâmica, pertinentes à realidade dos alunos, incentivou a elaboração do projeto “Ler é tudo de bom”, que tem como prioridade o incentivo à leitura literária e a produção de texto. Para tanto, busca na intertextualidade a base para a motivação dos alunos, tendo como objetivo a valorização e o estímulo da leitura, das práticas discursivas e da produção textual. Os encaminhamentos metodológicos, organização estrutural e resultados obtidos poderão ser apreciados nesta comunicação. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30783#00058.pdf () 1
hasIdProjeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência
ALMEIDA, Daniele; CASTANHO, Ana Paula Belomo
CRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (Relato de Experiência) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 96-102. (pt-BR) 3
TemaProjeto de Leitura (pt-BR) 1
TemaLeitura Literria (pt-BR) 1
TemaProduo de Texto (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Pblica (en) 1