Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter

Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter :: Brapci 2.0
[Informação & Sociedade: Estudos; v. 27, n. 1 (2017)]
Relato de Pesquisa
Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter

Resumo: Altmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica  com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa  aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online  - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela  ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social  e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Comunicação Científica. Altmetria. Métrica Alternativa. Rede Social. Impacto Científico.



Como citar
MARICATO, J. M.; LIMA, E. L. M. Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no facebook e twitter. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n1.30921 Acesso em: 19 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorImpactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter
MARICATO, João de Melo; LIMA, Ethamillya Lyanna Moura
Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 27, 2017. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30921 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n1.30921 (pt-BR) 3
TítuloImpactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter (pt-BR) 3
AutorMARICATO, João de Melo (pt-BR) 1
AutorLIMA, Ethamillya Lyanna Moura (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30921/17418 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 27, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Sociedade: Estudos (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-04-25 (pt-BR) 1
hasAbstractAltmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica  com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa  aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online  - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela  ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social  e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/326/2018/10/oai_periodicos_ufpb_br_article_30921#00019.pdf () 1
hasIdImpactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter
MARICATO, João de Melo; LIMA, Ethamillya Lyanna Moura
Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 27, 2017. (Relato de Pesquisa) () 3
SourceInformação & Sociedade: Estudos; v. 27, n. 1 (2017) (pt-BR) 3
Source1809-4783 (pt-BR) 3
Source0104-0146 () 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaComunicação Científica (pt-BR) 1
TemaAltmetria (pt-BR) 1
TemaMétrica Alternativa (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaImpacto Científico (pt-BR) 1