Zaltman Metaphor elicitation Technique: bibliometric study

Zaltman Metaphor elicitation Technique: bibliometric study :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012, p. A06.]
Artigo Científico
Zaltman Metaphor Elicitation Technique: estudo bibliométrico

Zaltman Metaphor elicitation Technique: bibliometric study

Resumo: Resumo: A explosão informacional implica numa reavaliação dos mecanismos cognitivos do homem. As ricas cognições geradas mal podem ser identificadas ou descritas por meio de palavras. Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) é uma técnica utilizada pelo marketing para investigar os modelos mentais que conduzem o pensamento e o comportamento do consumidor, e caracteriza estes modelos a fim acessar os consumidores por meio de metáforas. A técnica é utilizada comercialmente por grandes corporações e é promissora no campo da informação e do conhecimento. O objetivo deste artigo é aferir seu desenvolvimento científico e sua aplicação multidisciplinar. Com base em estudos bibliométricos, identificou os países de procedência, a produção anual e as áreas de pesquisa. Por fim, conclui-se que a aplicação do Zaltman Metaphor Elicitation Technique aponta novos rumos para pesquisas em áreas que necessitam da compreensão cognitiva de indivíduos para se desenvolverem. Palavras-chave:

Palavras-chave: Bibliometria. Mapa Cognitivo. Consumidor. Usurio. Multidisciplinaridade.



Abstract: The information explosion requires a reassessment of the human cognitive mechanisms. The rich cognitions generated can hardly be identified or described in words. Zaltman Metaphor elicitation Technique (ZMET) is a technique used by marketers to investigate the mental models that drive consumer thinking and behavior, and characterize these models in order to access consumers through metaphors. The technique is used commercially by large corporations and is promising in the field of information and knowledge. The aim of this paper is to assess its scientific and multidisciplinary application. Based on bibliometric studies, identified the countries of origin, the annual production and research areas. Finally, it is concluded that the application of ZMET points new directions for research in areas that require the cognitive understanding of individuals to develop.

Keywords: Zaltman Metaphor Elicitation Technique. Cognitive Maps. Consumer. Multidisciplinary. User. Bibliometrics.



Como citar
CLEMENTI, J. A.; DANDOLINI, G. A.; SOUZA, J. A. Zaltman metaphor elicitation technique: estudo bibliométrico. DataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101775>. Acesso em: 17 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorZaltman Metaphor Elicitation Technique: estudo bibliométrico
CLEMENTI, Juliana Augusto; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; SOUZA, João Artur de
DataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030816 (pt-BR) 3
TítuloZaltman Metaphor Elicitation Technique: estudo bibliométrico (pt-BR) 3
TítuloZaltman Metaphor elicitation Technique: bibliometric study (en) 3
AutorCLEMENTI, Juliana Augusto (pt-BR) 1
AutorDANDOLINI, Gertrudes Aparecida (pt-BR) 1
AutorSOUZA, João Artur de (pt-BR) 1
Link de acessohttp://old.brapci.inf.br/index.php/article/download/64829 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/10/pdf_d700cddc59_0000030816.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo: A explosão informacional implica numa reavaliação dos mecanismos cognitivos do homem. As ricas cognições geradas mal podem ser identificadas ou descritas por meio de palavras. Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) é uma técnica utilizada pelo marketing para investigar os modelos mentais que conduzem o pensamento e o comportamento do consumidor, e caracteriza estes modelos a fim acessar os consumidores por meio de metáforas. A técnica é utilizada comercialmente por grandes corporações e é promissora no campo da informação e do conhecimento. O objetivo deste artigo é aferir seu desenvolvimento científico e sua aplicação multidisciplinar. Com base em estudos bibliométricos, identificou os países de procedência, a produção anual e as áreas de pesquisa. Por fim, conclui-se que a aplicação do Zaltman Metaphor Elicitation Technique aponta novos rumos para pesquisas em áreas que necessitam da compreensão cognitiva de indivíduos para se desenvolverem. Palavras-chave: (pt-BR) 3
hasAbstractThe information explosion requires a reassessment of the human cognitive mechanisms. The rich cognitions generated can hardly be identified or described in words. Zaltman Metaphor elicitation Technique (ZMET) is a technique used by marketers to investigate the mental models that drive consumer thinking and behavior, and characterize these models in order to access consumers through metaphors. The technique is used commercially by large corporations and is promising in the field of information and knowledge. The aim of this paper is to assess its scientific and multidisciplinary application. Based on bibliometric studies, identified the countries of origin, the annual production and research areas. Finally, it is concluded that the application of ZMET points new directions for research in areas that require the cognitive understanding of individuals to develop. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/10/oai_brapci_inf_br_article_30816#00026.pdf () 1
hasIdZaltman Metaphor Elicitation Technique: estudo bibliométrico
CLEMENTI, Juliana Augusto; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; SOUZA, João Artur de
DataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012, p. A06. (pt-BR) 3
TemaBibliometria (pt-BR) 1
TemaMapa Cognitivo (pt-BR) 1
TemaConsumidor (pt-BR) 1
TemaUsurio (pt-BR) 1
TemaMultidisciplinaridade (pt-BR) 1
TemaZaltman Metaphor Elicitation Technique (en) 1
TemaCognitive Maps (en) 1
TemaConsumer (en) 1
TemaMultidisciplinary (en) 1
TemaUser (en) 1
TemaBibliometrics (en) 1