The reading througt the Iser’s point of view :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012, p. A04.]
Artigo Científico
A leitura segundo Wolfgang Iser

The reading througt the Iser’s point of view

Resumo: Resumo: Apresenta o pensamento iseriano acerca da leitura. Mostra a vinculação de Iser com a corrente da estética da recepção e com a fenomenologia husserliana. Como um dos expoentes da estética da recepção, Iser prioriza os aspectos estéticos do texto literário e se preocupa com o efeito da obra ficcional sobre o leitor. O artigo expõe a teoria dos espaços vazios recriada por Iser a partir de Ingarden. Esclarece que, enquanto que para Ingarden o leitor apenas complementa o texto, para Iser o leitor interage com o texto, preenchendo os lugares vazios com suas protensões e retenções. Menciona que, sob a influência da fenomenologia de Husserl, Iser desenvolve sua fenomenologia da leitura, em que defende: a interação entre texto e leitor; o ponto de vista do leitor em movimento; os correlatos de consciência produzidos pelo ponto de vista em movimento; as sínteses passivas da leitura. Aponta diferenças e semelhanças entre Iser, Sartre e Merleau-Ponty quanto ao ato de ler. Mostra que, muito embora Iser tenha discordado das teorias psicanalíticas do efeito literário de Holland e Lesser, reconheceu que a leitura de textos literários tem potencial terapêutico, pois exercita a atividade criadora do leitor.

Palavras-chave: Leitor. Texto Literrio. Literary Text. Esttica da Recepo. Fenomenologia da Leitura. Teoria do Espao Vazios de Iser. Leitura Como Terapia.



Abstract: It shows the iserian point of view about reading. It also shows the Iser binding with the current aesthetics of reception and with the husserlian phenomenology. As one of the exponents of the aesthetics of reception, Iser prioritizes the aesthetic aspects of literary text and worries about the effect of the fictional work about the reader. The article expounds the theory of voids recreated by Iser from Ingarden. It clarifies that, while for Ingarden only complements the text reader, for Iser the player interacts with the text, filling the empty seats with their stretching and retentions. It mentions that, under the influence of the phenomenology of Husserl, Iser develops its phenomenology of reading, in which advocates: the interaction between text and reader; the point of view of the reader on the move; the related consciousness produced by moving point of view; passive synthesis of reading. Points out the differences and similarities between Iser, Sartre and Merleau-Ponty on the Act of reading. Shows that, although Iser has disagreed psychoanalytic readings of literary theories of Holland and Lesser effect, acknowledged that the reading of literary texts have therapeutic potential, because it exercises the creative activity of the reader.

Keywords: Aesthetic of Reception. Phenomenology of Reading. Empty Space Theory of Iser. Reading As Therapy. Reader.



Como citar
CALDIN, C. F. A leitura segundo wolfgang iser. DataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101754>. Acesso em: 27 jun. 2019.

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DescritorA leitura segundo Wolfgang Iser
CALDIN, Clarice Fortkamp
DataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030814 (pt-BR) 3
TítuloA leitura segundo Wolfgang Iser (pt-BR) 3
TítuloThe reading througt the Iser’s point of view (en) 3
AutorCALDIN, Clarice Fortkamp (pt-BR) 1
Link de acessohttp://old.brapci.inf.br/index.php/article/download/64827 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/10/pdf_d5171fdcd5_0000030814.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo: Apresenta o pensamento iseriano acerca da leitura. Mostra a vinculação de Iser com a corrente da estética da recepção e com a fenomenologia husserliana. Como um dos expoentes da estética da recepção, Iser prioriza os aspectos estéticos do texto literário e se preocupa com o efeito da obra ficcional sobre o leitor. O artigo expõe a teoria dos espaços vazios recriada por Iser a partir de Ingarden. Esclarece que, enquanto que para Ingarden o leitor apenas complementa o texto, para Iser o leitor interage com o texto, preenchendo os lugares vazios com suas protensões e retenções. Menciona que, sob a influência da fenomenologia de Husserl, Iser desenvolve sua fenomenologia da leitura, em que defende: a interação entre texto e leitor; o ponto de vista do leitor em movimento; os correlatos de consciência produzidos pelo ponto de vista em movimento; as sínteses passivas da leitura. Aponta diferenças e semelhanças entre Iser, Sartre e Merleau-Ponty quanto ao ato de ler. Mostra que, muito embora Iser tenha discordado das teorias psicanalíticas do efeito literário de Holland e Lesser, reconheceu que a leitura de textos literários tem potencial terapêutico, pois exercita a atividade criadora do leitor. (pt-BR) 3
hasAbstractIt shows the iserian point of view about reading. It also shows the Iser binding with the current aesthetics of reception and with the husserlian phenomenology. As one of the exponents of the aesthetics of reception, Iser prioritizes the aesthetic aspects of literary text and worries about the effect of the fictional work about the reader. The article expounds the theory of voids recreated by Iser from Ingarden. It clarifies that, while for Ingarden only complements the text reader, for Iser the player interacts with the text, filling the empty seats with their stretching and retentions. It mentions that, under the influence of the phenomenology of Husserl, Iser develops its phenomenology of reading, in which advocates: the interaction between text and reader; the point of view of the reader on the move; the related consciousness produced by moving point of view; passive synthesis of reading. Points out the differences and similarities between Iser, Sartre and Merleau-Ponty on the Act of reading. Shows that, although Iser has disagreed psychoanalytic readings of literary theories of Holland and Lesser effect, acknowledged that the reading of literary texts have therapeutic potential, because it exercises the creative activity of the reader. (en) 3
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hasIdA leitura segundo Wolfgang Iser
CALDIN, Clarice Fortkamp
DataGramaZero, n. 5, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 5, 2012, p. A04. (pt-BR) 3
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TemaEsttica da Recepo (pt-BR) 1
TemaFenomenologia da Leitura (pt-BR) 1
TemaTeoria do Espao Vazios de Iser (pt-BR) 1
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