Ações Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática

Ações Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 80-87.]
Relato de Experiência
Ações Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática

Resumo: As ações culturais que foram implementadas na Biblioteca de São Paulo - BSP desde sua inauguração tem contribuído de maneira significativa para a formação continuada dos indivíduos que a frequentam e no desenvolvimento do gosto pela leitura. O objetivo principal da Biblioteca é o incentivo a leitura em seus diversos suportes, e a ação cultural dentro desse contexto faz essa ponte entre os sócios e a leitura. O presente trabalho apresenta a ação cultural no contexto de uma biblioteca pública, a Biblioteca de São Paulo, que foi idealizada e projetada para ser uma Biblioteca Viva, com acervo atualizado, conta com diversos recursos de acessibilidade, arquitetura diferenciada, com suportes audiovisuais e fortemente apoiada na cultura digital. O que não torna menos desafiador o objetivo de ser uma referência nesse modelo, tendo em vista que o prédio e seus recursos representam uma parte do conceito, a outra parte é o modelo de gestão desse equipamento cultural, que é um lugar onde a apropriação do conhecimento tem várias faces além da leitura do livro propriamente dito. Nesse contexto a Ação Cultural entra para transformar acesso em inclusão, para transformar uso do espaço em apropriação do espaço, identificação e valorização do individuo para o qual foi criado.

Palavras-chave: Ao Cultural. Acessibilidade. Estudo de Usurio.



Como citar
SILVA, L. M.; MIGUEL, C. G. Ações culturais na biblioteca de são paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática. CRB8 Digital, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/10175>. Acesso em: 18 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAções Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática
SILVA, Luciana Marques da; MIGUEL, Cristiany Gomes
CRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (Relato de Experiência) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030780 (pt-BR) 3
TítuloAções Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática (pt-BR) 3
AutorSILVA, Luciana Marques da (pt-BR) 1
AutorMIGUEL, Cristiany Gomes (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64791 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_e31e78ef0e_0000030780.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoRelato de Experiência (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractAs ações culturais que foram implementadas na Biblioteca de São Paulo - BSP desde sua inauguração tem contribuído de maneira significativa para a formação continuada dos indivíduos que a frequentam e no desenvolvimento do gosto pela leitura. O objetivo principal da Biblioteca é o incentivo a leitura em seus diversos suportes, e a ação cultural dentro desse contexto faz essa ponte entre os sócios e a leitura. O presente trabalho apresenta a ação cultural no contexto de uma biblioteca pública, a Biblioteca de São Paulo, que foi idealizada e projetada para ser uma Biblioteca Viva, com acervo atualizado, conta com diversos recursos de acessibilidade, arquitetura diferenciada, com suportes audiovisuais e fortemente apoiada na cultura digital. O que não torna menos desafiador o objetivo de ser uma referência nesse modelo, tendo em vista que o prédio e seus recursos representam uma parte do conceito, a outra parte é o modelo de gestão desse equipamento cultural, que é um lugar onde a apropriação do conhecimento tem várias faces além da leitura do livro propriamente dito. Nesse contexto a Ação Cultural entra para transformar acesso em inclusão, para transformar uso do espaço em apropriação do espaço, identificação e valorização do individuo para o qual foi criado. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30780#00058.pdf () 1
hasIdAções Culturais na Biblioteca de São Paulo: um meio de inclusão, uma abordagem prática
SILVA, Luciana Marques da; MIGUEL, Cristiany Gomes
CRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (Relato de Experiência) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 80-87. (pt-BR) 3
TemaAo Cultural (pt-BR) 1
TemaAcessibilidade (pt-BR) 1
TemaEstudo de Usurio (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Pblica (en) 1
TemaIncluso (en) 1