A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 17-32.]
Artigo Científico
A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s

Resumo: Analisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário.

Palavras-chave: Marketing. Biblioteca Hbrida. Unidade de Informao PblicasSo Paulo [Cidade]. Centro Educacional Unificado. C. E. U. S.



Como citar
MATOS, D. S.; OLIVEIRA, E. S.; AGUIAR, F. L. A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos centros educacionais unificados – c.e.u.s. CRB8 Digital, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/10030>. Acesso em: 18 jul. 2019.

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DescritorA aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s
MATOS, Denilson Santos de; OLIVEIRA, Emerson Soares de; AGUIAR, Francisco Lopes
CRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030771 (pt-BR) 3
TítuloA aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s (pt-BR) 3
AutorMATOS, Denilson Santos de (pt-BR) 1
AutorOLIVEIRA, Emerson Soares de (pt-BR) 1
AutorAGUIAR, Francisco Lopes (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64782 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_7790fe6297_0000030771.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 2, v. 5, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractAnalisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário. (pt-BR) 3
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