O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema :: Brapci ::
Processando busca...

Páginas a&b - arquivos e bibliotecas

v. , n.4, 2015

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000028674
DOI: empty

O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema

MELO, Katia Isabelli.; ABRAO, Aline Lima.; RIOS, Mariana Silva.

As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar.Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação



Como citar este artigo
MELO, K. I.; ABRAO, A. L.; RIOS, M. S. O profissional arquivista como docente: cenário atual e reflexões sobre o tema. Páginas a&b - arquivos e bibliotecas, n. 4, 2015.


Referências

field ## content
022 ## |a 0873-5670 |l 0873-5670
022 ## |a 2183-6671 |l 0873-5670
100 1_ |a MELO, Katia Isabelli.
245 10 |a O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |6 idioma pt-PT
300 10 |a v. , n. 4, 2015
520 3# |a As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar.Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação |6 idioma pt-PT
700 1_ |a ABRAO, Aline Lima.
700 1_ |a RIOS, Mariana Silva.
773 0# |a Porto (Portugal) |t Páginas a&b - arquivos e bibliotecas |x 0873-5670
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/61538/8278414515a1b28cb26389aba9924d5e
856 4# |u http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: 0658c3d85c