GESTÃO DO CONHECIMENTO E SABER NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: REFLEXÕES DE IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE :: Brapci ::
Processando busca...

Perspectivas em Gestão & Conhecimento

v. 7, n.1, 2017

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000023399
DOI: empty

GESTÃO DO CONHECIMENTO E SABER NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: REFLEXÕES DE IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

SILVA, Danielli Santos.; BELLUZZO, Regina Célia Baptista.

Resumo
Apresenta-se revisão da literatura especializada acerca da gestão do conhecimento e do saber nas Bibliotecas Universitárias (BU’s) possibilitando reflexões sobre a importância dessas instituições na contemporaneidade, uma vez que essa área de gestão pode ser considerada um dos principais elementos da economia na atualidade. Em face deste cenário a informação passa a ser elemento indispensável à formação critica e exercício da cidadania para todos os indivíduos, portanto, as BU’s assumem um novo papel, visto que não devem limitar-se aos muros da universidade sendo responsáveis por toda a comunidade na qual estão inseridas. O modus operandi necessário ao pleno desenvolvimento das BU’s tem como elemento central o profissional da informação. Ressalta-se que para a compreensão de todo o processo que envolve as BU’s e a gestão do conhecimento e do saber nas mesmas, é preciso haver uma adequada diferenciação dos elementos: saber, informação e conhecimento. A abordagem da gestão do conhecimento com a apresentação de seus mais relevantes conceitos, bem como o apontamento do cenário atual são propostos neste artigo que apresenta, ainda, como ocorre o processo de criação do conhecimento nas BU’s e a adoção de referências e melhores práticas para este fim. O arcabouço teórico apresentado tem como objetivo possibilitar o estabelecimento de inter-relação entre a gestão do conhecimento e as BU’s, evidenciando a importância da gestão do conhecimento rumo ao saber como uma lógica organizacional e uma nova conduta de gestão a ser adotada nas BU’s brasileiras.
Palavras-chave: gestão do conhecimento; bibliotecas universitárias


Como citar este artigo
SILVA, D. S.; BELLUZZO, R. C. L. B. GestÃo do conhecimento e saber nas bibliotecas universitárias: reflexões de importância na contemporaneidade. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/23399>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 2236-417X |l 2236-417X
100 1_ |a SILVA, Danielli Santos.
245 10 |a GESTÃO DO CONHECIMENTO E SABER NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: REFLEXÕES DE IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE |6 idioma Português
300 10 |a v. 7, n. 1, 2017
520 3# |a Apresenta-se revisão da literatura especializada acerca da gestão do conhecimento e do saber nas Bibliotecas Universitárias (BU’s) possibilitando reflexões sobre a importância dessas instituições na contemporaneidade, uma vez que essa área de gestão pode ser considerada um dos principais elementos da economia na atualidade. Em face deste cenário a informação passa a ser elemento indispensável à formação critica e exercício da cidadania para todos os indivíduos, portanto, as BU’s assumem um novo papel, visto que não devem limitar-se aos muros da universidade sendo responsáveis por toda a comunidade na qual estão inseridas. O modus operandi necessário ao pleno desenvolvimento das BU’s tem como elemento central o profissional da informação. Ressalta-se que para a compreensão de todo o processo que envolve as BU’s e a gestão do conhecimento e do saber nas mesmas, é preciso haver uma adequada diferenciação dos elementos: saber, informação e conhecimento. A abordagem da gestão do conhecimento com a apresentação de seus mais relevantes conceitos, bem como o apontamento do cenário atual são propostos neste artigo que apresenta, ainda, como ocorre o processo de criação do conhecimento nas BU’s e a adoção de referências e melhores práticas para este fim. O arcabouço teórico apresentado tem como objetivo possibilitar o estabelecimento de inter-relação entre a gestão do conhecimento e as BU’s, evidenciando a importância da gestão do conhecimento rumo ao saber como uma lógica organizacional e uma nova conduta de gestão a ser adotada nas BU’s brasileiras. |6 idioma Português
520 3# |a |6 idioma Inglês
650 1_ |a bibliotecas universitárias |9 pt_BR |6 [ link ]
700 1_ |a BELLUZZO, Regina Célia Baptista.
773 0# |a João Pessoa |t Perspectivas em Gestão & Conhecimento |x 2236-417X
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/52887/95fade8ee47d2044393ea06afb628410
856 4# |u http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/28364
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: 131c6fedf8