REPENSANDO O SERVIÇO DE REFERÊNCIA: A POSSIBILIDADE VIRTUAL :: Brapci ::
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Artigo científico
BDOI: brapci:a0000009085
DOI: empty

REPENSANDO O SERVIÇO DE REFERÊNCIA: A POSSIBILIDADE VIRTUAL

RETHINKING THE SERVICE REFERENCE: THE VIRTUAL POSSIBILITY

SIQUEIRA, Jéssica Camara.

Resumo
O serviço de referência é muito mais que uma técnica especializada de orientação bibliográfica, é antes de tudo uma atividade humana, que atende um anseio de alguém que tem alguma lacuna em seus esquemas mentais, e que diante dessa impossibilidade de compreender busca a informação. No entanto, para que o bibliotecário consiga tal proeza é importante que se volte às necessidades do usuário, ou seja, perscrutar seu background, expectativas, experiências, entender seu modelo cognitivo para identificar qual será o uso que fará da informação. Além disso, o profissional deve trazer um background que se agregue à proposta institucional, bem como ter dois atributos essenciais: a instrução e talento comunicacional. Além disso, no âmbito das novas tecnologias, os serviços de referência virtuais teriam o importante papel de mediar, a partir de recursos tecnológicos, as relações entre usuários e a sua necessidade informacional.
Palavras-chave: Virtual serviço de referência; usuário; Bibliotecário

Abstract
The reference service is much more than a specialized technique in book is above all a human activity that meets a yearning for someone who has some shortcoming in their mental, and that this inability to understand before seeking the information. However, that the librarian can such a feat is important to return to user needs, peer their background, expectations, experiences, understanding their cognitive model to identify which will be use to make of the information. Furthermore, the professional must bring a background that adds to the proposed institutional as well as having two essential attributes: education and communication talent. Moreover, under the new technologies, virtual reference services have the important role of mediating, from technological resources, relations between users and their informational needs.
Keywords: virtual reference service; user; librarian


Como citar este artigo
SIQUEIRA, J. S. C. Repensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. Ponto de Acesso, v. 4, n. 2, p. 116-130, 2010. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/9085>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


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