A escola na mídia: entre inovações e controles :: Brapci ::
Processando busca...

ETD - Educação Temática Digital

v. 9, n., 2008, p.126-148

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000007356
DOI: empty

A escola na mídia: entre inovações e controles

School on the media: among innovations and controls

ROCHA, Cristianne Maria Farmer.

Resumo
A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia – particularmente aquela impressa –, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada).
Palavras-chave: escola; mídia; violência escolar; novas tecnologias; vigilância; controle

Abstract
In recent times, the media have been a privileged arena for the circulation of wisdom and knowledge about life in general. The same applies to school. In order to analyze the productivity of some discourses present on the media – particularly in their printed version – about school, I attempted to confirm the existence of a ‘device’ (FOUCAULT, 1989). It is permanently used by the media to stress school’s relevance among us. The examples presented here illustrate the variety, quantity, and ‘quality’ of the arguments regarding school. Furthermore, although conclusions are not (and do not intend to be) final, perhaps the only solution pointed out by news articles for contemporary school facing constant threats is to use new technologies and the endless control mechanisms to keep “in” school those uncivil, undisciplined, and rude who have not yet been able to learn to believe in its importance (and the education it practices).
Keywords: school; media; school violence; new technologies; monitoring; control.


Como citar este artigo
ROCHA, C. M. F. A escola na mídia: entre inovações e controles. ETD - Educação Temática Digital, v. 9, p. 126-148, 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/7356>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 1676-2592 |l 1676-2592
100 1_ |a ROCHA, Cristianne Maria Farmer.
245 10 |a A escola na mídia: entre inovações e controles |6 idioma Português
246 10 School on the media: among innovations and controls |6 idioma Inglês
300 10 |a v. 9, n. , 2008, p.126-148
520 3# |a A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia – particularmente aquela impressa –, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada). |6 idioma Português
520 3# |a In recent times, the media have been a privileged arena for the circulation of wisdom and knowledge about life in general. The same applies to school. In order to analyze the productivity of some discourses present on the media – particularly in their printed version – about school, I attempted to confirm the existence of a ‘device’ (FOUCAULT, 1989). It is permanently used by the media to stress school’s relevance among us. The examples presented here illustrate the variety, quantity, and ‘quality’ of the arguments regarding school. Furthermore, although conclusions are not (and do not intend to be) final, perhaps the only solution pointed out by news articles for contemporary school facing constant threats is to use new technologies and the endless control mechanisms to keep “in” school those uncivil, undisciplined, and rude who have not yet been able to learn to believe in its importance (and the education it practices). |6 idioma Inglês
650 1_ |a media |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a school violence |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a new technologies |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a monitoring |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a control. |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a escola |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a mídia |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a violência escolar |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a novas tecnologias |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a vigilância |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a controle |9 pt_BR |6 [ link ]
773 0# |a Campinas |t ETD - Educação Temática Digital |x 1676-2592
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/6018/7587f1ee8ba3373a3a5337c7f078cbd4
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: d07701326b