As culturas de afro-descendentes em currículos :: Brapci ::
Processando busca...

ETD - Educação Temática Digital

v. 9, n., 2008, p.149-161

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000007355
DOI: empty

As culturas de afro-descendentes em currículos

The african-descendants cultures in curriculum in teachers education

ALVES, Nilda.

Resumo
O texto é trabalhado a partir de pesquisa desenvolvida, de 2005 a 2008, em torno da questão da riqueza das culturas africanas e de suas expressões no Brasil e as possibilidades que o trabalho em torno de artefatos culturais pode trazer às necessidades curriculares de auto-conhecimento e conhecimento do outro como legítimo Outro, na superação de preconceitos, pelo trabalho conjunto sobre questões históricas e imagens.
Palavras-chave: currículos escolares; culturas; artefatos culturais; formação de professoras; imagens

Abstract
The text is developed from research conducted, from 2005 and 2008, around the question of the richness of African cultures and their expression in Brazil, as well as the possibilities that working around cultural artifacts can bring to the curricular needs of self-knowledge and knowledge of the other as the legitimate Other, in the overcoming of prejudices, throught work on historical questions and images.
Keywords: school curricula; cultures; cultural artifacts; teacher education; images


Como citar este artigo
ALVES, N. As culturas de afro-descendentes em currículos. ETD - Educação Temática Digital, v. 9, p. 149-161, 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/7355>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 1676-2592 |l 1676-2592
100 1_ |a ALVES, Nilda.
245 10 |a As culturas de afro-descendentes em currículos |6 idioma Português
246 10 The african-descendants cultures in curriculum in teachers education |6 idioma Inglês
300 10 |a v. 9, n. , 2008, p.149-161
520 3# |a O texto é trabalhado a partir de pesquisa desenvolvida, de 2005 a 2008, em torno da questão da riqueza das culturas africanas e de suas expressões no Brasil e as possibilidades que o trabalho em torno de artefatos culturais pode trazer às necessidades curriculares de auto-conhecimento e conhecimento do outro como legítimo Outro, na superação de preconceitos, pelo trabalho conjunto sobre questões históricas e imagens. |6 idioma Português
520 3# |a The text is developed from research conducted, from 2005 and 2008, around the question of the richness of African cultures and their expression in Brazil, as well as the possibilities that working around cultural artifacts can bring to the curricular needs of self-knowledge and knowledge of the other as the legitimate Other, in the overcoming of prejudices, throught work on historical questions and images. |6 idioma Inglês
650 1_ |a cultures |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a cultural artifacts |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a teacher education |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a images |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a currículos escolares |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a culturas |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a artefatos culturais |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a formação de professoras |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a imagens |9 pt_BR |6 [ link ]
773 0# |a Campinas |t ETD - Educação Temática Digital |x 1676-2592
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/6019/203f57586e1f5fb0685fa0edc7204b11
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: 44f830311b