Por que somos tão disciplinares?</b><br><i>Why we are so still disciplined? :: Brapci ::
Processando busca...

ETD - Educação Temática Digital

v. 9, n., 2008, p.201-212

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000007352
DOI: empty

Por que somos tão disciplinares?
Why we are so still disciplined?

Lopes, Alice Casimiro.

Resumo
Com base na discussão acumulada no campo do currículo sobre organização do currículo escolar, reflito, neste artigo, sobre a disciplinarização do conhecimento que nos constitui como pesquisadores. Por que ainda somos tão disciplinares? Mesmo em um campo no qual o debate crítico sobre as disciplinas é tão acentuado, por que ainda organizamos nossos periódicos, congressos, processos de avaliação nas agências de fomento e aulas de maneira disciplinar? Analiso neste artigo que a resposta a essas questões não é encontrada nas dinâmicas gerais da organização do conhecimento científico, nem pode ser reduzida à dicotomia entre ser contra ou a favor das disciplinas. Defendo como a discussão sobre as disciplinas nos dirige a um debate sobre política e identidade.
Palavras-chave: currículo; disciplina; hibridismo; identidade; política

Abstract
Based on the accumulation of discussion in the field of the curriculum regarding the school curricular organization itself, I am reflecting in this paper on the disciplinarization of the knowledge that constitutes us as researchers. Why are we still so disciplined in the actual organization of our research? Even in a field where critical debate on the subjects is so strong, why do we still organize our journals, congresses, development agency evaluation processes and classes in such a disciplinary way? I analyze in this paper that the answer to these questions is not found in a general dynamics of organizing scientific knowledge, nor can it be reduced to a dichotomy between being for or against the disciplines. I argue how the discussion on disciplines reminds us of a debate on politics and identities.
Keywords: curriculum; discipline; hybridism; identity; politics


Como citar este artigo
LOPES, A. C. Por que somos tão disciplinares?
why we are so still disciplined?. ETD - Educação Temática Digital, v. 9, p. 201-212, 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/7352>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 1676-2592 |l 1676-2592
100 1_ |a Lopes, Alice Casimiro.
245 10 |a Por que somos tão disciplinares?
Why we are so still disciplined? |6 idioma Português
300 10 |a v. 9, n. , 2008, p.201-212
520 3# |a Com base na discussão acumulada no campo do currículo sobre organização do currículo escolar, reflito, neste artigo, sobre a disciplinarização do conhecimento que nos constitui como pesquisadores. Por que ainda somos tão disciplinares? Mesmo em um campo no qual o debate crítico sobre as disciplinas é tão acentuado, por que ainda organizamos nossos periódicos, congressos, processos de avaliação nas agências de fomento e aulas de maneira disciplinar? Analiso neste artigo que a resposta a essas questões não é encontrada nas dinâmicas gerais da organização do conhecimento científico, nem pode ser reduzida à dicotomia entre ser contra ou a favor das disciplinas. Defendo como a discussão sobre as disciplinas nos dirige a um debate sobre política e identidade. |6 idioma Português
520 3# |a Based on the accumulation of discussion in the field of the curriculum regarding the school curricular organization itself, I am reflecting in this paper on the disciplinarization of the knowledge that constitutes us as researchers. Why are we still so disciplined in the actual organization of our research? Even in a field where critical debate on the subjects is so strong, why do we still organize our journals, congresses, development agency evaluation processes and classes in such a disciplinary way? I analyze in this paper that the answer to these questions is not found in a general dynamics of organizing scientific knowledge, nor can it be reduced to a dichotomy between being for or against the disciplines. I argue how the discussion on disciplines reminds us of a debate on politics and identities. |6 idioma Inglês
650 1_ |a discipline |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a hybridism |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a identity |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a politics |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a currículo |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a disciplina |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a hibridismo |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a identidade |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a política |9 pt_BR |6 [ link ]
773 0# |a Campinas |t ETD - Educação Temática Digital |x 1676-2592
856 4# |u http://www.fae.unicamp.br/etd/viewarticle.php?id=28
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/6025/c80c1ef2fa0bd070241a62955f023910
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: d933af3d65