A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo :: Brapci ::
Processando busca...

ETD - Educação Temática Digital

v. 9, n., 2008, p. 332-346

Relato de Experiência
BDOI: brapci:a0000005227
DOI: empty

A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo

The inclusion of 6 years old children in the fundamental education in the municipal network of Várzea Paulista: creating the possibility of the

SOUZA, Alvina do Carmo da Silva.; BONAMIGO, Celisa Carrara.; MACHADO, Cristiane.; BRITO, Leonice de.

Resumo
O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas.
Palavras-chave: ensino fundamental de 9 anos; currículo; avaliação; proposta pedagógica

Abstract
This text aims at describing the implementation process of the nine-year fundamental education in the municipal network of Várzea Paulista – SP as well weaving some analytical considerations on this educational policy. It describes the creation of the work group which systematized the pedagogic proposal to work with six-year-old children in fundamental education and the concepts of system and identity that grounded the discussions on curriculum elaboration in the municipal network. As a proposal for analysis, we highlight a few empirical and operational consequences in the implementation process in addition to the resistance faced throughout the debates and proposed actions.
Keywords: nine-year fundamental education; curriculum; evaluation; pedagogic proposal


Como citar este artigo
SOUZA, A. C. S. et al. A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de várzea paulista: criando a possibilidade do novo. ETD - Educação Temática Digital, v. 9, p. 332-346, 2008. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/5227>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 1676-2592 |l 1676-2592
100 1_ |a SOUZA, Alvina do Carmo da Silva.
245 10 |a A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo |6 idioma Português
246 10 The inclusion of 6 years old children in the fundamental education in the municipal network of Várzea Paulista: creating the possibility of the |6 idioma Inglês
300 10 |a v. 9, n. , 2008, p. 332-346
520 3# |a O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas. |6 idioma Português
520 3# |a This text aims at describing the implementation process of the nine-year fundamental education in the municipal network of Várzea Paulista – SP as well weaving some analytical considerations on this educational policy. It describes the creation of the work group which systematized the pedagogic proposal to work with six-year-old children in fundamental education and the concepts of system and identity that grounded the discussions on curriculum elaboration in the municipal network. As a proposal for analysis, we highlight a few empirical and operational consequences in the implementation process in addition to the resistance faced throughout the debates and proposed actions. |6 idioma Inglês
650 1_ |a curriculum |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a evaluation |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a pedagogic proposal |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a ensino fundamental de 9 anos |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a currículo |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a avaliação |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a proposta pedagógica |9 pt_BR |6 [ link ]
700 1_ |a BONAMIGO, Celisa Carrara.
700 1_ |a MACHADO, Cristiane.
700 1_ |a BRITO, Leonice de.
773 0# |a Campinas |t ETD - Educação Temática Digital |x 1676-2592
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/6050/eeca3082ee62eca17c53cf05b5a7db2b
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: 4f5f7b6e4d