Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal :: Brapci ::
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Ciência da Informação

v. 34, n.2, 2005, p. 81-92

Artigo científico
BDOI: brapci:a0000003688
DOI: empty

Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal

Accessibility to public information: anevaluation of an services and information portalof Brazilian Federal Government

SIMÃO, João Batista.; RODRIGUES, Georgete Medleg.

Resumo
A premissa central deste artigo parte de uma pesquisa de mestrado é que, sendo a Internet um poderoso instrumento tecnológico para a disseminação e o acesso às informações, os governos a têm utilizado como uma forma de aproximação dos cidadãos. Buscando avaliar seu alcance efetivo, avalia-se o Portal de serviços e informações do governo brasileiro com base na metodologia de Vilella (2003), que envolve 73 critérios, agrupados em 14 parâmetros distribuídos em três dimensões: conteúdo, usabilidade e funcionalidade do portal. Como ferramenta de análise foram utilizados três tipos de software, durante período de tempo predeterminado, atribuindo-se notas a cada dimensão para avaliar seu grau de aprovação. Os resultados apontaram os pontos fortes e fracos do Portal; as notas baixas atribuídas à forma de apresentação do conteúdo, atualização e manutenção do conteúdo; equilíbrio nas notas referentes à usabilidade, ressaltando-se, porém, nesse caso, as dificuldades no acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Palavras-chave: portais; governo eletrônico; avaliação de portais; portais de informações e serviços públicos

Abstract
The central premise of this article – part of a Master thesis – is that theInternet is a strong technology tool for the access to and thedissemination of information. That is why government bodies have beenusing it as a form of approaching citizens. Based on this premise, and inan attempt to evaluate its effective reach, the Services and InformationPortal of the Brazilian Federal Government is assessed on the basis ofVilellas´s methodology (2003). This methodology comprises 73 criteria,which are grouped under 14 parameters. These parameters, in its turn,are divided into three dimensions, namely, content, usability andfunctionality. During a pre-established period of time, three differenttypes of software were used as assessing tools, and marks wereattributed to each dimension in order to evaluate its degree of approval.Research results pointed to both strengths and weaknesses of thePortal. Firstly, the low marks given to the form of the contentpresentation, updating and maintenance. Secondly, a balance in usabilitymarks, underlining, however, the difficulty for citizens with special needsto access the Portal.
Keywords: portals; e-government; evaluation of portals; information and public services portals


Como citar este artigo
SIMÃO, J. O. B.; RODRIGUES, G. M. Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal. Ciência da Informação, v. 34, n. 2, p. 81-92, 2005. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/3688>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

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