Biblioteca pública: discursos de discentes de graduação em Biblioteconomia :: Brapci ::
Processando busca...

Informação & Sociedade: Estudos

v. 15, n.2, 2005, p.129-155

Relato de Experiência
BDOI: brapci:a0000003607
DOI: empty

Biblioteca pública: discursos de discentes de graduação em Biblioteconomia

PUBLIC LIBRARY: the speeches of theundergraduate Information Science students

SOUZA, Francisco das Chagas de.

Resumo
Trata-se de um estudo realizado como parte da atividade docente-discente em sala de aula, tendo em conta os objetivos acadêmico-pedagógicos da disciplina Bibliotecas Públicas, ofertada no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados coletados dizem respeito às vivências anteriores e atuais dos estudantes desta disciplina como usuários de bibliotecas públicas. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário estruturalmente aberto em que as respostas foram dadas em redação livre. O tratamento dos dados foi feito por abordagem qualitativa, empregando-se a análise dos discursos. Os resultados apontam que a vivência dos respondentes em ambiente de Biblioteca Pública é predominantemente precária, sobretudo em relação à expectativa que têm quantos aos serviços que podem receber nesse tipo de instituição.
Palavras-chave: biblioteca pública - uso; biblioteca pública - discurso; biblioteca pública - ensino

Abstract
It presents a study carried as part of the professor-learning activity in classroom, taking into accountthe academic and pedagogical objectives of thesubject Public Libraries, offered in theundergraduate Information Science at theUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC).The collected data refers to the previous andcurrent experiences of the students of such subjectas users of public libraries. For the data collection, a structurally opened form was used and theanswers had been given in free writing. The treatment of the data was made by qualitativeapproach, using discourse analysis . The resultsshow that the individuals´ experiences in thePublic Library environment is predominantlydisastruous,specially in what concern theirexpectations towards the services they can getfrom in this kind of institution.
Keywords: PUBLIC LIBRARIES – EDUCATION; PUBLIC LIBRARIES – USE; PUBLIC LIBRARIES – SPEECHES


Como citar este artigo
SOUZA, F. C. Biblioteca pública: discursos de discentes de graduação em biblioteconomia. Informação & Sociedade: Estudos, v. 15, n. 2, p. 129-155, 2005. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/3607>. Acesso em: 22 Fev. 2018.


Referências

field ## content
022 ## |a 1809-4783 |l 1809-4783
100 1_ |a SOUZA, Francisco das Chagas de.
245 10 |a Biblioteca pública: discursos de discentes de graduação em Biblioteconomia |6 idioma Português
246 10 PUBLIC LIBRARY: the speeches of theundergraduate Information Science students |6 idioma Inglês
300 10 |a v. 15, n. 2, 2005, p.129-155
520 3# |a Trata-se de um estudo realizado como parte da atividade docente-discente em sala de aula, tendo em conta os objetivos acadêmico-pedagógicos da disciplina Bibliotecas Públicas, ofertada no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados coletados dizem respeito às vivências anteriores e atuais dos estudantes desta disciplina como usuários de bibliotecas públicas. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário estruturalmente aberto em que as respostas foram dadas em redação livre. O tratamento dos dados foi feito por abordagem qualitativa, empregando-se a análise dos discursos. Os resultados apontam que a vivência dos respondentes em ambiente de Biblioteca Pública é predominantemente precária, sobretudo em relação à expectativa que têm quantos aos serviços que podem receber nesse tipo de instituição. |6 idioma Português
520 3# |a It presents a study carried as part of the professor-learning activity in classroom, taking into accountthe academic and pedagogical objectives of thesubject Public Libraries, offered in theundergraduate Information Science at theUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC).The collected data refers to the previous andcurrent experiences of the students of such subjectas users of public libraries. For the data collection, a structurally opened form was used and theanswers had been given in free writing. The treatment of the data was made by qualitativeapproach, using discourse analysis . The resultsshow that the individuals´ experiences in thePublic Library environment is predominantlydisastruous,specially in what concern theirexpectations towards the services they can getfrom in this kind of institution. |6 idioma Inglês
650 1_ |a PUBLIC LIBRARIES – USE |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a PUBLIC LIBRARIES – SPEECHES |9 en |6 [ link ]
650 1_ |a biblioteca pública - uso |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a biblioteca pública - discurso |9 pt_BR |6 [ link ]
650 1_ |a biblioteca pública - ensino |9 pt_BR |6 [ link ]
773 0# |a João Pessoa |t Informação & Sociedade: Estudos |x 1809-4783
856 4# |u http://www.brapci.inf.br/index.php/main/download/12990/ccf870b565f95d3357ccbac259a98072
BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação
Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação
Universidade Federal do Paraná
Versão 3.1A beta | 2017
brapcici@gmail.com | renefgj@gmail.com




session: eed32e8a6d